ABELHAS - IMPOSSÍVEL VIVER SEM ELAS

                   ABELHAS E SEU MUNDO ESPETACULAR 

 105636026 gettyimages-1005384726

Precisamos nos conscientizar da importância das abelhas, sem elas, o mundo como conhecemos entraria em colapso. As abelhas são insetos sensíveis ao meio em que vivem, podendo ser utilizadas como bioindicadores da qualidade ambiental.

As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera, assim como vespas e formigas e são classificadas como integrantes da Superfamília Apoidea e Subgrupo Anthophila. Em todo o mundo, existem cerca de 20000 espécies de abelhas descritas e mais de 1500 no Brasil, ou como se acredita, muito mais.

A organização social das abelhas é de dar inveja a qualquer sociedade humana, já que, desde o nascimento elas já começam a participar do trabalho da colmeia. 

Do 1º ao 5º dia, realizam a limpeza dos alvéolos e de abelhas recém-nascidas.

Do 5º ao 10º  dia, são chamadas abelhas nutrizes porque cuidam da alimentação das larvas em desenvolvimento. Nesse estágio, elas apresentam grande desenvolvimento das glândulas hipofaringeanas e mandibulares, produtoras de geléia real.

Do 11º ao 20º dia, produzem cera para construção de favos, quando há necessidade, pois nessa idade as operárias apresentam grande desenvolvimento das glândulas ceríferas. Além disso, recebem e desidratam o néctar trazido pelas campeiras, elaborando o mel.

Do 18º ao 21º dia, realizam a defesa da colmeia. Nessa fase, as operárias apresentam os órgãos de defesa bem desenvolvidos, com grande acúmulo de veneno. Podem também participar do controle da temperatura na colmeia.

Do 22º até sua morte, realizam a coleta de néctar, pólen, resinas e água, quando são denominadas campeiras.

Isso é que é organização! 


Agora vamos observar algumas curiosidades bem interessantes da vida das abelhas e de seu produto

CURIOSIDADES (CLIQUE)                             BENEFÍCIOS DO MEL (CLIQUE)






© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012