Prédio da Biblioteca Municipal Padre Santana será usado para abrigar arquivo público da Câmara Municipal

Por Folha da Jabuticaba

No ano de 2010, nosso prédio da Biblioteca Municipal foi desocupado por necessitar de reforma e provisoriamente, houve a transferência de parte do acervo para o Clube Casa Branca, na Praça Barão de Mogi-Guaçu, onde atualmente está funcionando a Biblioteca Municipal.

Como parte do acervo continuou abrigada no prédio antigo, necessitando também de transferência e sem espaço para tal em virtude do espaço reduzido, procuramos para esclarecer a população casabranquense, Agnaldo Inácio, nosso Diretor do Departamento de Cultura.


IMG 3992

Agnaldo Inácio - Diretor do Departamento de Cultura de Casa Branca

Agnaldo nos relatou, que passou a responder  como diretor do departamento de cultura em janeiro de 2011, e tendo convicção de que nossa Biblioteca Municipal Padre Santana não poderia continuar em um espaço tão reduzido, já que as dependências do Clube Casa Branca são destinadas à Educação, começou a pensar, em conjunto com Eliane Moreira (da Educação) e Eliane Inocêncio  (da Cultura), na reforma urgente do prédio da biblioteca, para que a mesma voltasse a servir a população no espaço ideal, que foi construído para tal, tendo se comunicado com a Secretaria da Cultura a respeito da reforma. Recebeu então um  e-mail do engenheiro da Secretaria da Educação solicitando uma planilha orçamentária do engenheiro do Município, que foi prontamente elaborada e por ele encaminhada à Secretaria. Em abril de 2011 este projeto para reforma da biblioteca foi encaminhado à Secretaria, mas na administração pública, se faz necessário aguardar. 

IMG 4046

Biblioteca no Clube Casa Branca

Agnaldo relata também, ter havido mudanças nos acontecimentos, já que neste mês de abril que passou, em decorrência de um pedido feito pelo Presidente da Câmara Municipal Professor José Carlos Ribeiro, à nosso Prefeito Municipal Dr. Roberto Minchillo, foi firmado um acordo entre os representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, culminando na cessão de uso do prédio da Biblioteca Municipal pela  Câmara Municipal, para abrigar o arquivo público do Legislativo. Assim, não tendo mais a possibilidade do prédio ideal reformado, se resolveu por um projeto em parceria com o Tiro de Guerra, que agora nas novas dependências do Parque São Paulo muito bem instalado, tem como abrigar a parte do acervo que continuou no antigo prédio, e necessita de imediata recuperação. Conta que o subtenente Sousa prontamente disponibilizou uma de suas salas, e ainda nesta semana os livros serão para lá transportados. Agora, em decorrência desta cessão de uso pela Câmara Municipal do prédio da Biblioteca Municipal, será necessário novo encaminhamento à Secretaria da Cultura, nova planilha para orçamento, novo projeto, porque não mais será uma reforma, e sim uma construção de um novo prédio, e para isto, se faz necessário saber o local que a Prefeitura disponibilizará para isto. Enquanto isto, nosso Diretor do Departamento de Cultura lembra a população, que a Biblioteca Municipal continua servindo a população no Clube Casa Branca, inclusive aberta no horário de almoço, e brevemente se terá uma continuidade da Biblioteca, descentralizada, nas novas instalações do Tiro de Guerra.

IMG 4041

Bibliotecária Maria 

Passando pela Biblioteca Municipal no Clube Casa Branca, conversamos com a bibliotecária Maria, que desde 1992 em nossa biblioteca, se encontra triste pelo fato de estarmos perdendo um espaço que foi construído especialmente para uma biblioteca. Maria nos disse que é testemunha do quanto Agnaldo trabalhou para o projeto de reforma da biblioteca se concretizar, porque sabe do carinho especial que ele tem pela biblioteca, que vem desde o tempo em que ele foi guardinha lá; e aguarda que agora a Prefeitura possa disponibilizar um terreno para uma nova luta de Agnaldo para a construção, e não mais reforma, do prédio da biblioteca perdido para arquivo da Câmara Municipal, se pondo à disposição dos frequentadores de nossa biblioteca.

    

     



                


© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012