COMEMORAÇÃO DO “11 de Agosto - Dia do Advogado”

Nesta última sexta-feira do mês de agosto, dia 30, a Casa do Advogado de Casa Branca estava em festa,  na data escolhida pela 90ª Subsecção, para comemoração do “11 de Agosto”, que foi em um domingo.


A comemoração do dia do advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a independência do Brasil anos antes, queria que o novo país tivesse suas próprias leis. Em 1824 é redigida a primeira Constituição brasileira. Mas não bastavam leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito do país. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo. O respeito pela nova profissão era tão grande, que comerciantes e donos de restaurantes faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito nesta data. Assim, nascia outra tradição: o Dia da Pendura. A cada ano, os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia. Com o tempo, a tradição foi perdendo força, resistindo ainda em grandes centros que abrigam faculdades de Direito, que ainda oferecem comida e bebida de graça, ou com desconto aos estudantes. Mas pelos advogados, a data não deixa de ser comemorada... e por eles paga!


E assim, os advogados da comarca comemoraram com um delicioso churrasco, em sua própria Casa, recebidos por Dr. Humberto!


Como de praxe, o churrasqueiro foi Dr. Cacinho, auxiliado por Fran Carlos. O arroz e a maionese, elaborados por Dr. Pedroso. Farofa, salada de folhas e molho vinagrete caprichados pelas mãos de Dra. Marina. Tudo estava tão gostoso, que não dá para falar quem se esmerou mais!!


Nesta noite, a reunião foi de plena confraternização. Deliciosa!


Com pendura, ou sem pendura, aproveitamos esta comemoração para parabenizar a todos os colegas, advogados que trilharam um destino, exercem a profissão com ética, honestidade e honra, engrandecendo a si mesmo e a sociedade em geral, pois sem justiça, não há democracia e sem advogado, não há justiça!

zecarlos
doutores
zeroberto
fernando
advogadonovo
fran
marina
rigamonte

 








© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012