Processamento Artesanal do Milho na Alimentação Humana

foto (7)

Curso promovido pelo Sindicato Rural Patronal- encerrado no dia 15 deste mês de março.


O Sindicato Rural Patronal de Casa Branca, como parceiro do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Estado de São Paulo), realizou na semana que passou mais um curso, com o apoio do município, que além de ceder sua Cozinha Piloto do Centro Comunitário “Dr. Alarico Villela de Carvalho”, ainda prestigiou, visitando as instruções e participando do almoço de encerramento, por sua Diretora Municipal da Promoção Social Tuca Zancheta e funcionários do Centro Comunitário, Manoel e auxiliares.


Contando com a mesma instrutora regional do SENAR-SP que ministrou o curso “Café na Gastronomia” no mês passado, Rosiclei Noro Crivellenti, com experiência de mais de 20 anos como instrutora nesta área social, desta vez o curso teve todas as vagas preenchidas.


O milho é um dos cereais mais abundantes no mundo todo, somente superado pelo trigo. É uma planta do Continente Americano, que as sementes foram levadas para a Europa e dali se espalharam pelo mundo todo. Hoje é cultivado em todos os continentes, sendo o Brasil o terceiro maior produtor mundial, vindo logo após os Estados Unidos e a China. Do grão de milho seco, se extrai o óleo, onde se encontra o germe, também conhecido como coração do milho. Após a extração do óleo, a indústria aproveita o restante do milho para fazer o fubá, que é comercializado como fubá cru ou pré-cozido, sendo que o pré-cozido também tem a vantagem de necessitar apenas de 5 minutos para o cozimento. O milho é rico em amidos e proteínas e entra na composição da ração de porcos, gado e outros animais de corte. Do amido do milho se extrai uma farinha fina que é muito utilizada na alimentação humana como ingrediente que promove a estabilização da textura final de massas, mas entre o preparo das receitas no curso, foi passado que quando o produto se destinar ao congelamento o amido deve ser substituído por farinha de trigo, pois esta apresenta estabilidade no descongelamento. O milho é também um poderoso diurético e um eficiente desinfetante das vias urinárias, usado para fins medicinais; e seus subprodutos podem ser utilizados na indústria de óleo, papel, placas de madeira, cola, têxtil e farmacêutica, sendo usado em mais de 100 formas diferentes.


Para o melhor aproveitamento de nosso milho, este curso informou quanto a estas outras utilidades do milho, e, no processamento artesanal do milho da alimentação humana, ensinou passo-a-passo seu processamento em inúmeras receitas, lembrando que em quase todas as regiões do Brasil têm pelo menos um prato típico preparado com milho. Entre os mais conhecidos estão o curau, a pamonha, o bolo de milho, a polenta, o cuscuz salgado, a canjicada e a broa, pratos estes ensinados passo a passo, além de outros, como o creme de milho verde, suflê de milho verde, panquecas de milho verde, bolo salgado com milho verde, Strogonof com milho verde, suco de milho verde, sorvete de milho verde, muffins de milho verde, brigadeiro de milho verde, bolo de bagaço de milho verde. Com o fubá, foi visto o pão de fubá, bolo de fubá cremoso, bolo de fubá com goiabada. Com farinha de milho, farofas. Com amido de milho, brevidade e sequilhos de coco. Com a quirela de milho, canjiquinha(quirelinha) com costelinha de porco. Todos estes preparos entre outros, como com o milho da canjica e da pipoca, foram orientados!

 

O Sindicato Rural Patronal de Casa Branca, pelo SENAR, ofereceu mais este curso, para o prazer de todos que participaram e puderam aprender a fazer e degustar as delícias, desta vez do nosso MILHO!

foto (9)
foto (10)
foto (13)
foto (11)

 











© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012