NO ANO DE 1969, precisamente no dia 10 de junho, chegou à Casa Branca, de mudança com a família, o senhor KIYOSHI SAKAI!
Quem não se lembra, da década de 70, até nos dias atuais, do senhor KIYOSHI, em sua oficina Auto-Elétrica, distribuidor de Baterias Heliar?!
Senhor KIYOSHI socorria a cidade toda, dos problemas elétricos em seus veículos! Em seu uniforme de trabalho azul-marinho, roupa de sua preferência até hoje : DIA EM QUE COMPLETA 74 ANOS DE IDADE, trabalhou arduamente, sendo um exemplo de vida a nós, casabranquenses, pois apesar de não ter nascido aqui, elegeu a nossa terra para viver, trabalhando sempre.
Comprou a primeira oficina, pequena, já montada, na Rua Coronel José Júlio, depois mudou a oficina para a Rua Dr. Moacir Troncoso Peres, até que construiu sua casa com a oficina ao lado, na Rua São Paulo, onde trabalhou até se aposentar. Mas não parou de trabalhar. Aposentado há 25 anos, continua com sua oficina, na chácara, que a princípio comprou para horas de lazer, e depois tornou-se seu domicílio.
Senhor KIYOSHI, filho de lavradores, seu pai HYODA SAKAI e sua mãe senhora TOSHIRO KUMAGAI SAKAI, imigrantes japoneses já falecidos, nasceu em Anhumas- SP, aos 13 de agosto de 1940 e foi batizado por José.
Com os irmãos AKIRA, batizado por Paulo; Kazuko , batizada por Rosa; YURICO, batizada por CLÉIA; TOSHIRICO, batizado por Getúlio; MASAMI, batizado por Joaquim, e HARUK, batizado por Ângelo. Teve ainda o irmão ISAO, falecido no Japão, que era um “degassaki”- filho de imigrantes japoneses que vão trabalhar no Japão.
Senhor KIYOSHI após prestar o serviço militar -Tiro de Guerra- casou-se com SETUKO GOYA SAKAI, batizada por Maria, com quem formou sua linda família, indo morar em Paraguaçu Paulista, SP, onde nasceram as filhas Connie Matiko, e Sandra Katsue. De lá, vieram e ficaram na nossa querida Casa Branca.
As filhas saíram daqui pra fazer a faculdade. Connie Matiko é Professora de Letras, casou-se com um casabranquense, João Genari (completaram Bodas de Prata neste ano de 2014), com quem teve um casal de filhos, Gabriela e João Otávio, linda família que reside também aqui, na mesma chácara, pertinho dos pais. Leciona e atualmente ocupa o cargo de vice-diretora no Programa Escola da Família. Sandra Katsue é Engenheira Civil, trabalha e mora em Ribeirão Preto, SP, mas está presente na terrinha todos os finais de semana, “paparicando” os pais.
Tendo aprendido a pescar com seu pai, a pescaria sempre foi o hobby do senhor KIYOSHI. Pesca ainda, todos os dias, em companhia de sua inseparável esposa, dona Maria (Setuko), de quem cuida com muito carinho, já que vítima de um AVC há 25 anos (logo que o senhor KIYOSHI se aposentou). A pescaria, para dona Maria, é também uma terapia.
KYOSHI SAKAI, sempre trabalhando pela família, não deixou de trabalhar também pela sociedade, já que apesar de há muitos anos afastado, é Rotaryano, tendo sido um presidente de muito prestígio, tendo comparecido em sua posse como presidente 11 governadores regionais do Rotary, coisa incomum. E ainda jogava futebol, zagueiro pelos campeonatos promovidos pelo Rotary! Membro também de outra sociedade filantrópica, a Maçonaria, maçom de grau 19, esteve em atividade por anos. Foi Venerável (dirigente) aqui, na Loja Trabalho, Honra e Caridade, tendo sido também o primeiro Venerável da Loja Maçônica de Tambaú, dando início aos trabalhos de lá. Festeiro de muitos anos, ao lado de dona Maria, na Festa do Desterro, trabalhava ajudando na festa mais famosa da cidade na barraca com Carlinhos e com o saudoso Lilinho, na época do querido Padre Vicente Picarelli.
Bom pai, avô querido, marido exemplar...trabalhou engrandecendo nossa Casa Branca, que tomou como sua terra, passando sua vida aqui com a família.
Este é o senhor KIYOSHI SAKAI...ISTO É GENTE QUE FAZ DIFERENÇA!