Por Folha da Jabuticaba
O antigo prédio do Tiro de Guerra, no centrinho da cidade, hoje abriga o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.
A equipe que desenvolve os trabalhos no CRAS, nos conta Lais Helena, a assistente social que coordena os trabalhos, é reduzida. Composta por ela, o psicólogo Fábio, na secretaria Luciana e César, e dois estagiários voluntários de Serviço Social e Psicologia, Daniele e Danilo.
O objetivo do CRAS é a orientação e acompanhamento de famílias carentes, daí chamado “casa das famílias”, mas difere da Promoção Social, porque não é assistencialista e sim, visa a autonomia da família. Os profissionais, dentro de sua área de trabalho, avaliam, orientam e encaminham famílias e jovens, contribuindo para sua automia e independência financeira, trabalhando grupos: - de vivência, com as pessoas idosas; - de acolhida, em relação aos benefícios , que são verbas oferecidas pelo governo estadual e distribuídas de acordo com as necessidades avaliadas. Os benefícios são “renda cidadã” para famílias com renda per capta de até meio salário mínimo e “ação jovem” para os jovens de 15 a 24 anos, também com renda per capta de até meio salário mínimo, que se encaixem no perfil, após avaliação. Sempre avaliando o perfil, trabalham também com encaminhamentos dos carentes para APAE, escolas, deficiência mental, e até mesmo para a Promoção Social. Acompanham também os descumprimentos das condicionalidades das famílias que recebem o benefício “bolsa família”. O CRAS também oferece à população, com professores disponibilizados pela Educação, aulas de Educação Física e Artes: - aulas de ginástica com a professora Sabrina, de segundas e terças –feiras, das 15:30 às 16:30hs e às quintas-feiras, das 16:00 às 17:00hs; - aulas de pintura em tela com a professora Bel, de terças- feiras das 9:00 às 12:00hs.E ainda, há o polo centro do clube de mães, às quartas-feiras, às 14:00 hs, com seus bordados.
Isto é o CRAS: Centro de Referência de Assistência Social-Rua Capitão Horta, 144, Centro- Telefone (19)3671-5454.