BAILES DE DEBUTANTES – Sequência – Anos de 1977 e 1978 – Os Derradeiros –
Lembrando Casa Branca...(por Marialda Luiza)
...Comemorando os 200 Anos de nossa querida terra, só nos resta lembrar, já que no próximo dia 25 de outubro, não teremos o esperado baile...
Voltando aos belíssimos ”Bailes de Debutantes”, veremos desta vez os derradeiros, os dos anos de 1977 e 1978.
Nos Bailes de Debutantes de 1977 e 1978, Casa Branca contava com o saudoso Dr. Carmo Aga como Prefeito Municipal. Primeira-dama, a sempre querida dona Osnilda Paiva Aga. Estes já foram realizados na sede social da ACCPE.
“Baile de Debutantes de 1977”
No baile de 1977, que foi realizado no dia 22 de Outubro, apresentado pelo famoso ator Paulinho Figueiredo, tendo como padrinho o empresário Aquilino Lovato (e senhora), e a presença de Tenê e Nete Pires (musa de seus alunos) recebendo as garotas, já nem precisava mais nada! Mas foi feito para este baile um belíssimo convite com capa em papel ouro, trançado; o padrinho ofereceu um coquetel na cidade de São Paulo, Capital e presenteou a cada uma das “debs” com uma linda jóia: anel em ouro amarelo e branco com um brilhante; a orquestra foi a “Santa Bárbara”, e as garotas foram maquiadas para o coquetel, pela então “Miss Casa Branca”, a sempre linda Rita Piovesan!
As “debs” foram: Rosely Aparecida Dias, Marili Rossi Monteiro, Marisa Rossi Monteiro, Ana Cláudia Piovesan, Adriana A. Leme da Silva, Luciana Paula Galotti Pereira, Carmem Lucia Mendes Lucheta, Deneise de Mesquita Vannucci, Mônica Monteiro Venditte, Monete Monteiro Venditte, Fabiana Antonialli, Ana Paula Piovesan, Camila Maria Thadeu Lima, Silvia Eliana Fernandes, Silvia Marina Mendonça Prado de Mello e Luciley Vannucci Marino. Estão juntas, todas por aqui, e especialmente, as lindas “debs”: Paula Piovesan, dançando com seu pai e sendo abraçada por sua mãe, e as irmãs, Marisa e Marili, com seus pais, com dona Laura e com Tenê!
Aconteceu, porém, que com as diferenças de hábitos pelas quais o mundo atual passa, infelizmente, para nós que pudemos presenciar tão lindos bailes, o derradeiro foi o do ano de 1978. Aconteceu no dia 21 de Outubro, dia que lembraremos um pouquinho agora.
“Baile de Debutantes de 1978”
Sob a batuta de Dr. Carmo e a querida dona Osnilda, dona Laura idealizou e o professor de artes e marcenaria João Manrique construiu, para este baile, com toda criatividade e habilidade, a frente de um coreto em madeira entalhada (e como nos contou, usando uma serrinha tico-tico), por onde as debutantes adentrariam ao salão. E bolas vazadas com arcos sobrepostos feitos com tiras de duratex de quatro medidas diferentes para a decoração do teto. As flores arranjadas por dona Laura completavam a linda decoração do salão!
Para paraninfo o prefeito Carmo Aga convidou o banqueiro Murillo Macedo, que meses depois se tornaria Ministro do Trabalho do Presidente Figueiredo, e o padrinho brindou a cada debutante com um gracioso mimo, oferecido por sua esposa, dona Majuca: berloque em ouro com formato de coração; além de oferecer a todas um almoço em seu aconchegante sítio no município de Atibaia-SP, onde passaram o dia , juntamente com Dr. Carmo e dona Osnilda.
O ator convidado foi o festejado Eduardo Tornaghi.
Ecila Borzani recebia as garotas, junto ao glorioso Tenê! Ecila foi vestida por Tenê na hora, somente com o corte de tecido, sem nenhuma costura! Tenê sempre foi e sempre será o artista da terra, não é à toa que assinava “Tenê de Casa Branca” !
As lindas debs do ano de 1978 foram: Ana Lucia Cruz, Carla Pavan, Maria Luisa Lomônaco Ferreira da Silva, Mariângela Godoy Borzani, Sandra Katsui Sakai, Sônia Castoldi e Tânia Mello. Veremos deste baile, a “deb” Ana Lucia sendo recebida por Tenê e a “deb” Carla dançando com seu pai e seu berloque! E todas juntas, num lindo coreto! Não o da Praça da Matriz, ou o da Praça do Rosário, mas o do último Baile de Debutantes...
Agradecemos de coração a todos que conosco cooperaram para termos aqui estas lindas lembranças... lembrando Casa Branca!