Estou há duas semanas estudando inglês no Canadá, em Vancouver. E ontem foi um dia que me deu muito orgulho de ser brasileiro.
Depois de minha aula de inglês, fui em um shopping daqui e vi uma Apple Store. Entrei e fiquei fuçando um pouco na internet em um dos tablets da loja. Quando entrei em um aplicativo de notícias, vi uma reportagem no The New York Times sobre os protestos que estão ocorrendo no Brasil.
Comparavam o Brasil com a Turquia em toda a reportagem, mas o que chamou atenção mesmo foi a clareza com que tratavam do assunto.
Foi a história mais bem contada que vi sobre os acontecimentos até agora. Enquanto nos sites do notícias do Brasil, eles insistem em dizer que os protestos são pela tarifa de ônibus apenas, aqui eles falam a verdade sobre o caso.
Os protestos são contra a tarifa de ônibus também, mas vai muito além.
Os protestos são com os altos custos dos estádios da Copa do Mundo, muito maiores do que prometidos quando as obras começaram, enquanto saúde e educação não recebem quase nada. Citaram o caso do estádio de Manaus, de custo altíssimo e que provavelmente virará um elefante branco após a Copa.
Protestos contra os enormes impostos que os brasileiros pagam, o que torna o custo de vida alto, porém não recebem em troca serviços básicos.
Os protestos são também contra a enorme corrupção do país, onde citaram o caso do Mensalão, em que membros do “Workers Party” foram condenados, porém até agora não foram presos.
Falaram de Dilma, que antes era uma guerrilheira contra a ditadura militar e hoje é ela o alvo do maior protesto que o Brasil já viu desde o fim da ditadura militar brasileira.
Parabéns brasileiros, o mundo todo já sabe da verdade sobre nosso país. Agora precisamos de fato mudá-lo.
E a mobilização pra isso está sendo impressionante. Muito orgulho de ver o que o povo está fazendo aí no Brasil. Dá muita vontade de estar aí!
E não sou o único, prova disso foi o movimento que tivemos aqui em Vancouver. Lotamos a praça em frente a Art Gallery e pintamos uma parte da cidade de verde e amarelo. Hino nacional cantado por todos, além de canções como “Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.
Muitos cartazes, uma bela manifestação. Tinham até alguns moradores de Vancouver muito entusiasmados, e participando do movimento.
Não foi nada perto da enorme movimentação que está tendo aí no Brasil, mas serve pra mostrar que os brasileiros de todo o mundo estão apoiando tudo que estão fazendo aí! (exceto atos de violência, que são da grande minoria dos protestantes).
Bom demais ver os brasileiros unidos tentando mudar nosso país! Estou aqui no Canadá torcendo muito por vocês!
Lucas Figueiredo de Vancouver, Canadá para a Folha da Jabuticaba.