ESCOLA ESTADUAL “DR. FRANCISCO THOMÁZ DE CARVALHO”
BODAS DE JEQUITIBÁ
100 ANOS DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA
Inaugurada aos 07 de Abril de 1913 por Dr. Francisco Thomáz de Carvalho, carinhosamente chamado de “Dr. Chiquinho”, político atuante, além de advogado e fazendeiro, que defendeu junto ao governo Rodrigues Alves, a criação de uma Escola Normal em sua cidade natal, nossa querida escola, que mais tarde recebeu seu nome, completa neste 07 de Abril de 2013, CEM ANOS.
“100 ANOS de Educação e História”, “Bodas de Jequitibá”, é a celebração dos casabranquenses no próximo sábado, dia 06 de Abril de 2013, com um fabuloso JANTAR DANÇANTE, para marcar este dia 07 de abril.
Nossa Escola Normal formou educadores de ampla região e sempre prestou relevantes serviços à cultura da cidade, tendo sido palco de grandes acontecimentos, como a formatura da primeira turma, que contou com a presença até do Governador do Estado (na época denominado Presidente do Estado) e autoridades políticas de toda região; grandes bailes de formaturas e de debutantes, cerimônias de posse de Prefeitos e tantas outras festividades.
Ao longo dos anos esta data também foi sempre comemorada de inúmeras maneiras, principalmente com almoços reunindo a cada ano uma turma de formandos em seus jubileus, reunião que matava a saudade principalmente dos colegas.
Mas esta reunião será diferente! Neste ano a escola acaba de passar por um conjunto de intervenções que visaram ao restabelecimento de toda sua edificação, num trabalho não só de reforma, mas de restauração. A escola está linda, para receber aqueles que vem celebrar seus 100 anos! E assim, sua atual diretora, professora Luz Marina de Andrade, não poupou esforços para que esta data fosse devidamente festejada.
Aos 07 de dezembro de 2012, já houve uma palestra de abertura às comemorações dos 100 anos, feita por um ilustre ex- aluno, o médico Dr. Antonio Carlos Ranzani, que natural de São Sebastião da Grama e morador da vizinha Vargem Grande do Sul, é autor do livro: “Casa Branca- A Princesinha Bandeirante e o seu Dr. Chiquinho”. O palestrante lembrou à plateia muitos fatos interessantes, como, entre outros, do discurso do Professor Boanerges de Lima, dizendo das vantagens de uma Escola Normal aqui, sua centenária cidade; ou do acontecimento que foi o Juri feito no Salão Nobre da Escola Normal pelo festejado criminalista Dr. Valdir Troncoso Peres!
E agora chegou a hora! Que essa celebração possa ser partilhada por todos, e que os presentes hoje, celebrando, se lembrem de todas as mentes brilhantes que passaram pela antiga Escola Normal e depois Escola Estadual, porque, como disse Dr. Ranzani na palestra de abertura das comemorações que culminarão neste fabuloso jantar, as pessoas que passaram quando lembradas, enriquecem o coração, coração que guarda as coisas... onde o cérebro não mais vê, o coração ainda sente!
Parabéns querida escola!!