Por que será que a visão de um trem é tão encantadora? Casa Branca teve uma participação muito importante na rede ferroviária nacional e segundo o site Estações Ferroviárias do Brasil a estação original de Casa Branca foi aberta em 1878 como ponta de linha do tronco, assim permanecendo até 1882, quando foi inaugurado o trecho Casa Branca-São Simão. O prédio onde abriga a Prefeitura Municipal foi construído em 1890. Ainda existem pequenas estações situadas no meio das fazendas, hoje abandonadas, mas que contam e avivam nossa imaginação. A estação localizada na vizinha e charmosa Lagoa Branca (onde filmamos esta máquina), muito bem conservada e em atividade, pode levar o visitante a uma viagem no tempo, certamente em bons tempos.
Com o desenvolvimento das ferrovias pelo mundo, o Império incentiva a construção de linhas férreas em terras brasileiras. Assim, as ferrovias começam a transportar produtos agrícolas, principalmente o café. Atualmente muitas delas foram vendidas, alteradas ou extintas.
Estrada de Ferro Mauá foi construída por Irineu Evangelista de Souza, a Estrada de Ferro Mauá foi a primeira ferrovia do Brasil. Partia da praia Mauá, no fundo da Baía da Guanabara, até Fragoso. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 por Dom Pedro II que, no ato, deu a Irineu o título de Barão de Mauá. A Baroneza, locomotiva pioneira, está conservada e exposta no Museu de Engenho de Dentro, RJ. A ferrovia prosseguia para Petrópolis e um pouco além.
Entre 1870 e 1920, vivíamos uma verdadeira “Era das ferrovias”, sendo que o crescimento médio desta era dos 6.000 km por década. Após 1920, com o advento da era do automóvel, as ferrovias entraram numa fase de estagnação, não tendo se recuperado até os dias atuais.
O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3, 1 metros por km²; é bem pequena em relação aos EUA (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2.450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, estando 52% localizadas na Região Sudeste.
A Folha da Jabuticaba tempos atrás já fez uma matéria com Clayton Nascimento, um casabranquense apaixonado pelo assunto e ferreomodelista, nesta mesma seção, vale conferir em http://www.folhadajabuticaba.com.br/noticias/casabranquense-clayton.html