Bom dia a todos! Hoje estou estreando minha coluna no Jornal Folha da Jabuticaba. Estarei aqui escrevendo sobre esporte e tentarei comentar assuntos e eventos relacionados a esporte, principalmente nosso bom e velho futebol, que acontecem no Brasil e no mundo.
Nesta coluna de estréia falarei sobre um tema que sempre me incomodou no futebol: o chamado fair play. Fair play significa jogo limpo, é quando um jogador está caído no chão e os outros jogadores (mesmo que sejam do time oposto) jogam a bola pra fora pra que o jogador no chão seja atendido. Não é uma regra, porém é muito mal visto quando um jogador está caído e ninguém tira a bola de jogo. A pressão é tão grande pra que joguem a bola pra fora que o fair play se tornou praticamente uma regra.
Até aí tudo bem, vendo no papel o fair play é lindo, porém os jogadores o usam com efeito exatamente oposto, praticam o anti-jogo se jogando no chão fingindo uma lesão e se apóiam no fair play pra que os jogadores do time adversário joguem a bola pra fora para que ele, supostamente lesionado, seja atendido. O juiz vai até ele, chama o atendimento, entra o carrinho da maca, colocam o jogador na maca e tiram ele de campo, depois que todo esse tempo foi gasto, o médico passa o "sprayzinho mágico" no jogador e ele se levanta imediatamente.
O que fazer? Não podemos negar o atendimento a um jogador, afinal no futebol os atletas podem se lesionar de forma bastante séria, então como impedir o falso fair play? Minha sugestão é simples: quando um jogador pede atendimento médico, ele teria obrigatoriamente que ficar fora do campo por pelo menos 5 minutos, (jogar 5 minutos com um jogador a menos certamente atrapalharia seu time) afinal alguém que não consegue nem ficar de pé não vai se curar em menos de 5 minutinhos... E isso reduziria o excesso de atendimentos desnecessários que vemos hoje no futebol.
Como infelizmente a Fifa é comandada por dinossauros que impedem qualquer inovação no esporte, algo como isso que propus muito dificilmente seria aceito. Poderiam pelo menos dar recomendações ao árbitro de punir com cartão um jogador que esteja abusando de seu direito de atendimento durante a partida, pois nem isso é feito hoje em dia.
Fair play é muito bonito no papel, mas na prática não funciona. De nada adianta um jogador colocar a bola pra fora na melhor das intenções se quem está no chão está apenas fingindo ter uma lesão. O jogador que está simulando não está agindo com fair play, então ninguém precisa ter fair play com ele...
Essa técnica é antiga demais para ainda reinar nos dias de hoje, e está mais do que na hora da Fifa fazer alguma coisa para tentar melhorar isso.
Por hoje é isso, aproveito também para convidá-los a participar da Liga Folha da Jabuticaba que fiz no Cartola FC do globoesporte.com. É só entrar no http://sportv.globo.com/site/cartola-fc/, criar seu time e procurar pela liga Folha da Jabuticaba. Pra quem gosta de futebol é muito divertido.
Até a próxima!