Inseminação Artificial em Pequenos Animais. Preserve O Gene de Um Animal Querido

imgres-1

Muito interessante a popularização da inseminação artificial em pequenos animais, já que nos grandes animais o proprietário normalmente leva em conta apenas o lado comercial, analisando a produtividade da descendência, aspectos físicos da raça, entre outros fatores. Nos pequenos animais o fator emocional é levado em conta, onde o proprietário pode apenas querer preservar a descendência de um animal querido por ter sido seu velho companheiro, como acontece muito com os cães.


A Reprodução assistida compreende diversos fatores, tais como: exame andrológico do animal, histórico e acompanhamento do seu estado de saúde, coleta de sêmen e a própria inseminação.


A inseminação artificial em pequenos animais não tende apenas a aumentar a criação de cães e gatos disponíveis para o mercado, mas também uma medida de preservação do gene de um animal querido, que muitas vezes faz parte de uma família, e a mesma deseja ter um descendente em caso de alguma enfermidade sofrida pelo primeiro, a qual o impossibilite de reproduzir de forma convencional ou até mesmo devido à morte do animal.

 

Devido a grande procura por inseminações artificiais em cães e gatos, tanto pelo apelo emocional quanto criação de filhotes com pedigree em canis, essa vem se tornando uma área de grande retorno financeiro na Medicina Veterinária.

 

Para o sucesso de uma inseminação artificial é necessário muito conhecimento do profissional, que deve ser especialista no assunto, pois envolvem outros fatores como exame clínico geral, histórico de doenças anteriores e exame do aparelho reprodutor do macho, antes de se iniciar, através de técnicas específicas, a coleta do sêmen. Esse conjunto de fatores, incluindo o próprio procedimento de coleta e avaliação do sêmen é denominado exame Andrológico.  O exame andrológico é utilizado para avaliar todo o organismo do animal, desde aspectos comportamentais e físicos até o trato reprodutivo propriamente dito. Todos os fatores relacionados ao animal devem ser levados em consideração, para que nenhum problema aparentemente isolado não passe por despercebido. O exame andrológico juntamente com o histórico e acompanhamento clínico têm como objetivo avaliar se um animal está em condições para gerar descendentes saudáveis. A coleta é realizada e posteriormente o material é congelado em compartimentos e temperaturas corretas.


Matéria da Revista Veterinária







© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012