Geraldo Vandré que imortalizou esta música e que pegamos emprestada como título da matéria, a certa altura canta, "ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão."
Flor é mesmo símbolo de beleza e paz. Platão já perguntava: O que é o belo? Sócrates também questionava sobre o tema da beleza, dizendo que o Belo é a concordância observada pelos olhos e ouvidos. Já Leonardo da Vinci dizia, "nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido."
Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. Muitas vezes a beleza está lá quietinha, passamos por ela e não a contemplamos. Assim a F.J. posta uma pequena amostra das inúmeras flores que estão espalhadas por Casa Branca, nas calçadas, praças e jardins que são cuidadas pelos moradores e pela Prefeitura Municipal. Estes adornos que enriquecem a cidade tornam-se tão comuns aos nossos olhos que deixamos de perceber toda beleza que cada pétala carrega.