Hoje começa a Euro 2012, um dos melhores torneios de futebol do mundo, esse ano será disputada na Polônia e Ucrânia. A Euro é praticamente uma Copa do Mundo sem os gigantes Brasil e Argentina, todos os outros grandes estão na Europa: Inglaterra, Alemanha, Holanda, Itália, França, Espanha...
É sem duvida uma competição imperdível, porém os países sedes Polônia e Ucrânia tem um forte histórico de racismo em partidas de futebol, torcedores imitam macacos e jogam bananas para os jogadores negros. O atacante italiano Balotelli chegou a afirmar em uma entrevista a revista France Football que se ouvir cantos racistas em uma partida se retirará do campo. O ex-jogador francês e atual presidente da Uefa, Michel Platini, respondeu a Balotelli: "Não é o jogador, senhor Balotelli, que está no controle da situação" dizendo que os árbitros é que tem que fazer algo a respeito e que se ele fizer isso receberá cartão amarelo. O fato é que o problema existe, vamos ver como a organização do evento lida com o problema caso algo aconteça.
Além do racismo, muitos protestos feministas já marcam essa Euro antes mesmo dela começar, o grupo feminista Femen, já fez e promete fazer ainda mais protestos com garotas fazendo topless, protestando contra o turismo sexual no país, que já é grande e elas temem que aumente com a Euro 2012.
Essa Euro ainda vai dar muito o que falar...
Voltando ao Brasil, nesta semana que passou tivemos dois amistosos da seleção brasileira de Mano Menezes. O time usado por Mano é basicamente o time olímpico, formado principalmente com jogadores abaixo dos 23 anos, se preparando para as Olimpíadas de Londres que teremos esse ano. Dois jogos nos Estados Unidos, o primeiro contra a seleção americana e o segundo contra o time do Mexico. Na primeira partida em Nova Jersey belíssima exibição da nossa seleção com vitória por 4x1 sobre os americanos. Já no segundo jogo nosso time deve ter ficado impressionado com o super telão do super moderno estádio dos Dallas Cowboys, em Dallas e perderam por 2x0 dos mexicanos. Vamos ver como vai ser quando pegar a Argentina no sábado, último jogo do Brasil antes das Olimpíadas.
"Olimpíadas", palavra proibida na transmissão da Globo do jogo entre Brasil e Mexico, ou mesmo “time olímpico” ou qualquer palavra que lembre o evento foram “esquecidas” da transmissão, nem Galvão nem nenhum comentarista falou nada sobre os Jogos de Londres. Como esse ano os direitos da transmissão são da Record, a Globo simplesmente tenta fazer de conta que o evento não está acontecendo, assim como fez nos Jogos Panamericanos do ano passado, onde não noticiava o que acontecia no Pan, porque os direitos eram também da Record. Que feio Globo!
Outro fora da Globo foi na transmissão da luta do UFC 147 entre Jr. Cigano e Frank Mir pelo cinturão dos pesos pesados, vencida pelo brasileiro com um lindo nocaute, era prometida a transmissão ao vivo do evento, coisa que não aconteceu. A transmissão começou 40 minutos depois que a luta já havia acabado e a Globo ainda mentiu dizendo que estava transmitindo ao vivo...
Pra Globo aprender a não enganar seus telespectadores, deixo aqui o toco que Herrera deu no repórter que pedia a música do Fantástico, como sempre fazem com os jogadores que fazem 3 gols em um jogo, após vitótia do Botafogo por 4x2 sobre o São Paulo na primeira rodada do brasileirão desse ano, hehe.
Até a próxima!