Por Marialda Luiza
Em nossa volta ao passado, com seus
momentos marcantes, lembraremos de um evento único, precisamente no ano de
1952.
COROAÇÃO DA PRIMEIRA RAINHA DA JABUTICABA: DALVA DA COSTA VIEIRA
Era o final do ano de 1952.
Houve envolvimento de muitas concorrentes e torcidas acirradas, com a participação de moradores não só da cidade de Casa Branca, como de todas as cidades vizinhas; envolvendo políticos e autoridades.
A Rainha foi finalmente escolhida: DALVA DA COSTA VIEIRA, de Itobi, e é ela, hoje com 80 anos de idade, após 60 anos de sua coroação como a Primeira Rainha da Jabuticaba, que nos conta o que passou.
Na época, Dalva tinha 20 anos, e a Festa da Jabuticaba causou, não só a ela, como também às demais participantes, muito deslumbramento e alegria!
O final da Festa da Jabuticaba e a Coroação da Rainha, foi em um grande terreno coberto, onde hoje é o AME.
Foi inesquecível toda a festa, a coroação, com a participação maciça de toda sociedade de Casa Branca e cidades vizinhas, como a presença dos políticos e autoridades, como o prefeito Sr. Luiz Gonzaga de Carvalho, o deputado Mario Beni, o então governador do Estado Dr. Lucas Nogueira Garcez, prefeitos da região, assim como outras autoridades do Governo Estadual e Governo Federal.
Para o show, maravilhoso, foi convidado nada menos que Cauby Peixoto, cantando maravilhosamente!
Outro fato muito apreciado por todos os participantes, foi que o casabranquense Percival Bacci, compôs uma música especial falando sobre Casa Branca e sua jabuticaba, que foi lançada e cantada na coroação (Casa Branca, com letra para Baião).
Dalva casou-se no ano seguinte, em 1953, com Paulo Fernandes Garcia, rio-pardense, passando a usar o nome de casada, Dalva Vieira Garcia, e foi morar em São Paulo, constituindo linda família com seis filhos: Célia Maria, Maria Cecília, Paulo Filho (casado com Vera Lúcia), Eduardo (casado com Márcia), Ricardo, e Léia Maria (casada com Moisés). Tem três netos: Paulo Neto, Leonardo e Pedro.
Hoje, já viúva, aos 80 anos, considera seus filhos, genro, noras e netos, suas jóias preciosas; mas não se esquece de uma, das coisas maravilhosas que aconteceu em sua vida e da qual sentiu e sente-se muito orgulhosa: ter sido eleita como a PRIMEIRA RAINHA DA JABUTICABA DE CASA BRANCA!
Comente!